terça-feira, 19 de novembro de 2013

Atividade 3.1 – Diretrizes da Escola Frente ao Uso das Mídias Sociais.

Atividade executada pelos cursistas: Raquel e Vinícius.

Quais os impactos do uso das mídias sociais (incluindo a redes sociais e telefone celular) na escola? Quais os seus benefícios? E os riscos?

As mídias vieram e trouxeram modificações relevantes para a escola, porém veio acompanhada de pontos positivos e negativos.

Pontos Positivos:
  • Facilidade na execução das atividades do professor (no uso do computador para elaborar as atividades cotidianas).
  • Melhor qualidade do material de apoio didático elaborada pelo professor (apostilas, provas, listas de exercícios), se tornaram mais claras e objetivas.
  • Durante as aulas os recursos midiáticos (computadores da sala de tecnologia, projetores, data-show, lousa digital), tornaram as aulas mais atrativas, sendo que são mais ilustradas tornando mais fácil a aprendizagem dos alunos.
  • As redes sociais e celulares vão de encontro com o desejo dos alunos de hoje, ao utilizar esses recursos o professor deve direcionar as atividades em sala de aula bem como dominá-los.
  • Tanto o celular quanto as redes sociais podem ser utilizados em favor do aprendizado desde que esteja dentro do planejamento de aula do professor.

Pontos Negativos.

  • Falta de espaço físico adequado em algumas escolas para utilizar os recursos tecnológicos que a escola oferece (por exemplo: sala de tecnologia proporcional ao número de alunos, anfiteatro para projeção, sala de vídeo, entre outras).
  • O celular na escola e principalmente na sala de aula torna-se um artifício para desviar a atenção durante as aulas, já que o jovem não tem maturidade para diferenciar o local e horário certo de uso do aparelho, sendo que muitas vezes os mesmos as redes sociais na sala de aula distraindo-se do conteúdo aplicado pelo professor.
  • Em salas de aulas muito numerosas torna-se difícil para o professor controlar o uso dos celulares (aliado as redes sociais) dentro da sala de aula. Seria interessante que houvesse alguma maneira de coibir o uso do aparelho em sala de aula. Portanto, para que aluno traga o celular para a sala de aula é preciso uma prévia solicitação do professor (caso o aluno queira portá-lo na escola, o mesmo deve estar desligado na sala de aula).


Nenhum comentário:

Postar um comentário